Dúvidas frequentes
Avaliações Nacionais da Afya
Veja as respostas às perguntas frequentes sobre as Avaliações Nacionais, conforme Manual de Avaliações Nacionais da Afya:
As avaliações podem ter datas, horários e locais alterados?
As datas, os horários e os locais de realização das avaliações poderão sofrer alterações. Nesses casos, os discentes serão comunicados, em tempo hábil, pela coordenação de curso por meio dos canais de comunicação da unidade.
Se eu chegar no local com atraso, posso fazer a prova?
Não será admitido ao local de prova o discente que chegar após o início da realização da avaliação.
Quanto tempo devo permanecer no local da prova após finalizar?
O tempo mínimo de permanência no local da avaliação, para a saída do primeiro discente, é de 2 (duas) horas para o Teste de Progresso Institucional, de 40 minutos para a N1 Específica, de 1 hora e 15 minutos para a Integradora e de 1 hora para a N2 do Internato.
Perdi a prova, tenho direito a fazer segunda chamada?
Terá direito à avaliação de segunda chamada e/ou substitutiva o discente, regularmente matriculado no componente curricular, que apresentar justificativas para a ausência na data oficial, disposta em calendário acadêmico, nos casos previstos em lei.
Para ter direito à realização de avaliação em segunda chamada e/ou substitutiva, o discente precisará protocolar e justificar o pedido de segunda chamada ou substitutiva na secretaria acadêmica ou na secretaria de curso, em, no máximo, 72 (setenta e duas) horas após a realização da avaliação regular, segundo calendário acadêmico e quadro de horários divulgado previamente pela Coordenação de Curso.
Não alcancei a média após todas as avaliações do semestre, posso fazer exame especial?
Terá direito ao Exame Especial o discente com média parcial igual ou superior a 40 (quarenta) e inferior a 70 (setenta), e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento). Será aprovado com Exame Especial o discente que obtiver média aritmética (nota da média final somada à nota do exame especial, dividida por dois) igual ou superior a 60 (sessenta).
Em quais eixos posso fazer exame especial?
Para o curso de Medicina, é previsto o Exame Especial apenas para os eixos de Sistemas Orgânicos Integrados e Métodos de Estudo e Pesquisa.
Perdi o exame especial, posso fazer segunda chamada?
Em caso de não comparecimento ao Exame Especial, a nota respectiva a ser atribuída ao discente é 0 (zero), sendo o discente automaticamente reprovado. Não é prevista segunda chamada para o Exame Especial.
Será realizada devolutiva coletiva sobre as questões das avaliações?
Os docentes titulares dos componentes curriculares deverão apresentar o gabarito das questões e tirar dúvidas sobre a correção em sala de aula (devolutiva/feedback).
A devolutiva/feedback reúne o gabarito correto da questão, o comentário sobre o item/questão e a referência utilizada para a sua elaboração.
Como faço para interpor recurso contra alguma questão da prova?
É direito do discente interpor recurso contra um item/questão da avaliação. Essa interposição precisa, necessariamente, apresentar uma dissertação de caráter argumentativo que justifique a posição do discente e ser realizada em formulário próprio e dirigido à coordenação e/ou secretaria do curso.
O discente deve protocolar, na Secretaria do Curso, em até 48 (quarenta e oito) horas depois da divulgação do gabarito e da devolutiva/feedback da avaliação, o recurso, em formulário próprio disponibilizado pela Coordenação de Curso.