Psicologia
Informações gerais
Duração do Curso: 5 anos
Carga horária total: 4.000 horas
Turno: Noturno
Modalidade: Presencial
Tipo de Formação: Bacharelado
Total de Vagas: 50 vagas anuais
Investimento: R$
Valor da mensalidade para os ingressantes do primeiro semestre de 2025 (a definir)
Coordenador: Carlos Adonai Chacon Vasquez
Processo Seletivo:
A Faculdade de Psicologia de Manacapuru utiliza as notas no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) ou do Vestibular para o ingresso dos alunos no curso de Psicologia.
Sobre o curso
O psicólogo formado pela Faculdade de Psicologia de Manacapuru terá postura empreendedora, investigativa e propositiva. Valorizará a diversidade, respeitando todas as formas de existência humana e será capaz de responder às demandas profissionais de maneira criativa no mercado de trabalho. No curso, o aluno desenvolverá competências e habilidades que favorecerão a sua atuação profissional nos campos da saúde clínica e hospitalar, trabalho, educação, neuropsicologia, avaliação psicológica, dentre outros. Apresenta como diferenciais: matriz curricular integrativa, criando oportunidades de aprendizagem significativa para o aluno; acompanhamento e desenvolvimento das competências da trabalhabilidade(liderança, comunicação, trabalho em equipe, resiliência, criatividade e empreendedorismo) por meio da inserção precoce do profissional em formação ao mercado de trabalho.
Competências
Resolver problemas empregando metodologias, métodos, teorias e conceitos científicos da Psicologia e das ciências afins; utilizar adequadamente instrumentos, tecnologias e fontes de informação científicas; argumentar e analisar, de forma crítica, diferentes questões sociais; atuar eticamente; demonstrar flexibilidade e capacidade de lidar com mudanças nas diferentes esferas da vida profissional; relacionar-se apropriadamente com clientes, usuários e outros; desenvolver conhecimento e compreensão do contexto histórico, político, social e cultural referente à sua atuação; respeitar as diversidades de gênero, sociocultural, étnico-racial, religiosa e outras; trabalhar de maneira acolhedora, empática e efetiva considerando todas as formas de diversidade; avaliar a eficácia de suas atividades e da prestação dos serviços psicológicos; identificar a necessidade de desenvolvimento profissional em áreas específicas; identificar possíveis fatores de risco para atuar preventivamente em diversos ambientes de trabalho; utilizar os diversos métodos e estratégias de avaliação em Psicologia: entrevistas, observação, testes psicológicos, entre outros; selecionar, planejar e desenvolver avaliações utilizando métodos apropriados aos objetivos e aos propósitos das atividades; implementar intervenções psicológicas utilizando métodos apropriados às metas e aos objetivos da intervenção; comunicar-se de forma eficaz; fornecer informações compreensivas e objetivas sobre assuntos psicológicos para o público-alvo; agir com empatia e garantir relações equânimes nos contextos em que atua; atuar em equipes multiprofissionais, coordenar equipes de trabalho em diferentes contextos; manejar processos grupais e atuar como mediador de conflitos no interior de equipes de trabalho;
Diferenciais da unidade
A unidade de Psicologia de Manacapuru possui o Centro de Simulação em Saúde: uma estrutura de laboratórios específicos do curso com laboratório de atividades grupais, laboratórios compartilhados com outros cursos como o laboratório de simulações realísticas, onde o aluno vai realizar diferentes intervenções em casos reais nos diferentes contextos de atuação da psicologia, com a supervisão do professor. O currículo constantemente atualizado com disciplinas que atendem as necessidades da formação generalista e do mercado de trabalho. Nos projetos de extensão, desde o segundo período, o aluno pode entrar em contato com a comunidade local e aprender atuando.
Perfil do egresso
Profissional capaz de utilizar procedimentos para a investigação científica e para a prática profissional, de modo que seja garantido tanto o domínio de instrumentos e estratégias de atuação, quanto da competência para selecioná-los, avaliá-los e adequá-los a problemas e contextos específicos. Com competências que permitam a atuação profissional e a inserção do egresso em diferentes contextos institucionais e sociais, bem como a participação nas diversas políticas públicas. Capaz de mobilizar saberes, habilidades, atitudes, bem como lidar com os fatores contextuais, transformando-os em ação efetiva diante dos desafios profissionais que lhe serão apresentados. Que tenha o compromisso com o aprimoramento contínuo da ciência e da profissão, a partir de uma consistente base teórico-metodológica que assegure a qualidade da sua prática. Que assegure a possibilidade de prestação de serviços psicológicos à sociedade em diferentes domínios, atendendo as demandas sociais concretas em contextos de trabalho nos quais o psicólogo se insere (saúde, educação, organizações, trabalho, comunidades, movimentos sociais, esporte, justiça, entre outros), quer no setor privado, no âmbito das políticas públicas, ou no terceiro setor, intervindo nos níveis individual, grupal, organizacional e social. Com capacidades que possibilitem a compreensão da ciência em seu duplo papel, como sistema de conhecimentos úteis para a vida e um mapa para a ação, promovendo a convivência e o trabalho humanos; e como modo de construção de interpretações da realidade e diálogo com a sociedade. Capaz de atuar em contextos de trabalho e de pesquisa, com vivência de relações interpessoais.
Mercado de trabalho
O mercado de trabalho para Psicologia tem crescido bastante nos últimos tempos. Cada vez mais a psicologia vem ganhando importância e procura. Além do campo de atuação que tem se ampliado bastante. O psicólogo pode trabalhar na área clínica, em consultórios particular ou clínicas multidisciplinares. No consultório além de atendimento individual, é possível realizar avaliações psicológicas, orientações profissionais, reabilitação, entre outros. Ele pode atender também em instituições particulares ou públicas. O atendimento pode ser realizado de forma presencial ou a distância. O psicólogo pode atuar também em instituições governamentais ou ONGS. Neste caso com uma diversidade grande de. É possível também atuar em escolas públicas ou privadas, intervindo junto a toda comunidade escolar. O psicólogo pode também ser contratado para atuar em hospitais públicos ou privados. Atuar em diferentes organizações com foco nos integrantes da organização, seja ela pública ou privada. A psicologia também é requisitada no esporte. Seja o esporte coletivo ou individual no preparo de atletas de alto desempenho para as competições. Além disso temos psicólogos atuando nos setores jurídicos, no transito, realizando avaliação psicológica, intervenções psicossociais, entre outras.
Notícias e Eventos
Para acompanhar os nossos eventos e notícias é possível seguir o Instagram: @afya.manacapuru
Parcerias
Temos parcerias com toda rede de saúde, educação e assistência social do município de Manacapuru, Estado do Amazonas para o campo de prática do curso de psicologia.
Atividades práticas (Planejado)
Os estágios supervisionados realizados do 2° período até o 10° período permitem aos alunos realizar atividades práticas em diferentes campos de atuação da psicologia; seja nos nossos laboratórios ou em campos de estágio como nos mais diferentes espaços públicos e privados de Manacapuru, Estado do Amazonas. Além disso, os alunos idealizam e realizam projetos de extensão também do 2° ao 10º períodos nas comunidades locais com os mais deferentes temas e estratégias de intervenção.
Autorização
Aguardando...