FIES 2022.2
11.8.2022
Compartilhe
Criado em 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é auxiliar estudantes brasileiros a financiarem seus cursos superiores. A inscrição é totalmente ON-LINE e GRATUITA.
Como funciona: O FIES funciona em formato de coparticipação, por meio da qual o estudante paga a parcela de encargos educacionais não financiada todos os meses, a partir do início do curso, diretamente ao banco escolhido no ato da contratação.
Uma vez concluída a graduação, o estudante deverá pagar o restante dos encargos, que foi financiado, de acordo com a sua renda. Caso não esteja empregado à época, apenas o valor do pagamento mínimo deverá ser feito, ou seja, 50% do saldo pendente.
Desde 2018, as regras do FIES foram modificadas para melhor atender à população estudantil do país. Confira as opções de financiamento abaixo:
Qualquer estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010 e obteve pontuação superior a 450 pontos e não zerou a redação.
No entanto, têm preferência aqueles que ainda não possuem um curso superior e que não receberam concessão do benefício anteriormente.
Ex-participantes do programa que estão inadimplentes com o FIES ou com o Programa de Crédito Educativo não podem ser selecionados.
1) Acesse o site fies.mec.gov.br
2) Clique em “Minha inscrição”
3) Entre com GOV.BR
3) Faça login na sua conta gov.br com o seu CPF e a sua senha
4) Preencha a ficha cadastral com os seus dados
5) Responda também o Questionário e a área de Grupo Familiar
6) Escolha até três opções de curso na aba Grupo de Preferência
Daí, você só precisa aguardar o resultado em relação aos requisitos básicos. Após a avaliação desta etapa, será anunciada uma lista de candidatos pré-selecionados. Esta lista não garante o financiamento, contudo, sendo necessário prosseguir a próxima etapa.
Caso seja pré-selecionado, acesse a página do FIES Seleção para complementar suas informações. Cuidado para não perder o prazo de cinco dias corridos para validação!
Nesta etapa, você precisa informar os seguintes dados:
Por fim, imprima o comprovante para levá-la à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da faculdade ou do centro universitário em que foi pré-selecionado. Lá os dados serão avaliados por uma comissão especializada em até 10 dias.
Caso tudo esteja certo e a instituição de ensino acolha a candidatura, o estudante então deverá seguir a um banco de sua escolha para finalização do contrato.
Identificação do candidato e dos membros do grupo familiar:
Comprovantes de residência:
Comprovantes de rendimentos:
Vale lembrar que, devem ser levados tanto os originais quanto uma cópia de cada.
Documentos necessários para o Banco:
Para não perder a oportunidade de se inscrever no programa, fique atento às datas abaixo.
Inscrições: 09 a 12 de agosto.
Resultado: 16 de agosto.
Complementação das informações da inscrição: 17 a 19 de agosto.
Convocação da lista de espera: 22 de agosto a 22 de setembro.
Estudantes que passaram no vestibular de Medicina da AFYA e precisam de um financiamento podem conseguir auxílio com o Bradesco, o Santander ou por meio do Alume.
Mais informações acesse:
https://acessounico.mec.gov.br/
Fonte: Comunicação