Notícias
FIES

FIES 2023

Compartilhe

EDITAL FIES 2023

O que é o FIES?

Criado em 2001, o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC), cujo objetivo é auxiliar estudantes brasileiros a financiarem seus cursos superiores. A inscrição é totalmente ON-LINE e GRATUITA e acontecerá nos dias 07 a 10 de março de 2023.

Como funciona:

O FIES funciona em formato de coparticipação, por meio da qual o estudante paga a parcela de encargos educacionais não financiada todos os meses, a partir do início do curso, diretamente ao banco escolhido no ato da contratação.

Uma vez concluída a graduação, o estudante deverá pagar o restante dos encargos, que foi financiado, de acordo com a sua renda. Caso não esteja empregado à época, apenas o valor do pagamento mínimo deverá ser feito, ou seja, 50% do saldo pendente.

Formas de Financiamento

Desde 2018, as regras do FIES foram modificadas para melhor atender à população estudantil do país. Confira as opções de financiamento abaixo:

  • Juros zero para pessoas com renda familiar per capita de até três salários mínimos.
  • Taxa variável de acordo com a renda familiar;

Quem pode participar do FIES

Qualquer estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010 e obteve pontuação superior a 450 pontos e não zerou a redação.

No entanto, têm preferência aqueles que ainda não possuem um curso superior e que não receberam concessão do benefício anteriormente.

Ex-participantes do programa que estão inadimplentes com o FIES ou com o Programa de Crédito Educativo não podem ser selecionados.

Cronograma do FIES 2023.1

Para não perder a oportunidade de se inscrever no programa, fique atento às datas abaixo:

  • Inscrições: 07 a 10 de março.
  • Resultado: 14 de março.
  • Complementação das informações da inscrição: 15 a 17 de março.
  • Lista de espera: 21 de março a 18 de maio.

Outras opções de financiamento

Estudantes que desejam cursar algum curso de Humanas, Exatas ou de Saúde, exceto Medicina, em uma das 30 unidades AFYA espalhadas pelo Brasil, podem optar também pelo Pravaler.

Já os estudantes que passaram no vestibular de Medicina da AFYA e precisam de um financiamento podem conseguir auxílio com o Bradesco, o Santander ou por meio do Alume.

Fonte: Comunicação